Parece que você está vindo de United States, mas o site atual que você selecionou para visitar é Brazil. Você quer mudar de site?

Sim, por favor. No. Keep me on the current site.

Cart

Subtotal (0 items):
$0.00
TEST SITE
You will not be charged yet.

Sistemas de arrefecimento

O objetivo do sistema de arrefecimento é evitar o superaquecimento do motor. Existem diferentes sistemas no mercado para diferentes tipos de instalações. O meio de arrefecimento pode ser ar, água, óleo, etc.

Uma vez que as bombas Flygt são submersíveis mesmo em instalações secas, não é possível utilizar sistemas de ventilação para sobrar o ar através do rotor. De qualquer forma, sistemas de ventilação apresentam desvantagens, como ruído, acúmulo de poeira no motor e produção de calor, que pode resultar em um aumento no custo do condicionamento do ar.

É preferível refrigerar com água ou com uma mistura de glicol e água em vez de óleo. Água e glicol oferecem melhor transferência de calor e exigem menor força de circulação do que o óleo, devido à viscosidade deste.

Nas bombas Flygt, utilizamos diversos sistemas, cada um projetado para desempenho e eficiência ideais:

  • Arrefecimento direto
  • Arrefecimento em circuito fechado
  • Arrefecimento integrado
  • Arrefecimento externo

Cada um desses sistemas possui seu próprio conjunto de áreas de aplicação.

Arrefecimento direto

Arrefecimento direto significa que a bomba é refrigerada pelo ar ou pela água ao redor. É um sistema particularmente eficaz par bombas instaladas em coluna. Como não é necessário um sistema de refrigeração ou camisa de arrefecimento, o sistema é simples. O arrefecimento por água requer que a bomba esteja submersa enquanto em operação. Se o arrefecimento for por ar, a classificação ou o tempo de operação do motor deve ser reduzido.

Arrefecimento em circuito fechado - arrefecimento interno

Arrefecimento em circuito fechado significa que o fluido de arrefecimento é bombeado pelo estreito espaço entre a fina camisa de arrefecimento interna e o compartimento do estator. O fluido de arrefecimento, então, circula para baixo entre as camisas de arrefecimento interna e externa até o fundo. Por fim, o fundo transfere calor do fluido de arrefecimento para o meio bombeado.

Um dos pontos fortes do arrefecimento em circuito fechado é ele não ser vulnerável às impurezas do meio bombeado.

Arrefecimento integrado

O arrefecimento integrado é um sistema autoalimentado. Uma parte do fluido bombeado circula do compartimento da bomba até a camisa de arrefecimento e o compartimento do estator. O fluxo necessário é criado por pás invertidas no topo do impulsor. Em seguida, o fluxo é direcionado para fora da camisa de arrefecimento por um anel guia. Todo ar é automaticamente removido do sistema pelo tubo de ventilação. A sedimentação no sistema de arrefecimento é evitada ao manter a velocidade da água alta em áreas críticas. As limitações de velocidade devem ser verificadas para operação do inversor de frequência variável (VFD).

Arrefecimento externo

Quando a água de arrefecimento é fornecida externamente por uma linha direta ou sistema de arrefecimento circulante, isso é chamado de arrefecimento externo. Assim como o arrefecimento em circuito fechado, esse sistema não é vulnerável às impurezas do meio bombeado.

Já que o fluxo da água de arrefecimento não depende da velocidade operacional, um controle de VFD não irá perturbar a função de arrefecimento.

Related Resources