Durante um surto de legionelose em Warstein, Alemanha, mais de 150 pessoas foram contaminadas e duas pessoas faleceram. A Xylem foi chamada para instalar um sistema ultravioleta Wedeco na estação municipal de tratamento de águas residuais, que rapidamente acabou com o surto.
No final do verão de 2013, os hospitais da cidade alemã de Warstein começaram a observar um surto de pacientes com legionelose. A doença é uma forma potencialmente fatal de pneumonia contraída pela inalação de gotículas de água contaminada com a bactéria legionella.
Na tentativa de parar o assustador e alastrante surto, as autoridades normativas municipais e ambientais imediatamente voltaram suas atenções à rede de águas residuais de Warstein.
A bactéria legionella pneumophila se prolifera em águas paradas, e o primeiro alvo foi uma torre de resfriamento industrial que apresentou traços da bactéria. A torre foi desativada, mas o desfile no setor de emergência dos hospitais não diminuiu. As atenções rapidamente foram concentradas mais a montante, em uma estação local de tratamento de águas residuais. Como era esperado, a estação de tratamento de águas residuais estava vertendo água com altos níveis de legionella no mesmo rio que serve como fonte de água para a torre de resfriamento industrial, e as autoridades a colocaram no topo da “lista de suspeitos”.
“Ajudem-nos a encontrar uma solução rapidamente”
Subitamente, os telefones da sede da Xylem em Herford, Alemanha, começaram a tocar sem parar. Localizada a apenas 130 quilômetros de Warstein, a sede da Xylem fabrica sistemas de desinfecção ultravioleta (UV) para residências, indústrias e estações de tratamento de água potável e águas residuais.
Uma das chamadas veio de consultores, contratados pelas autoridades normativas regionais para encontrar uma solução, que já tinham trabalhando anteriormente com a equipe de Herford em soluções para reduzir as emissões de produtos farmacêuticos e outros micropoluentes em estações de tratamento de águas residuais. Outra chamada veio diretamente da empresa que operava a estação de tratamento de águas residuais de Warstein.
“Eram pedidos simples e urgentes: ajudem-nos a encontrar uma solução de tratamento muito rápida”, conta Achim Ried, engenheiro-chefe da Xylem Treatment Solutions. “Tínhamos poucas informações sobre a matriz de água e o nível de legionella na água, de modo que fizemos uma rápida estimativa e procuramos um sistema que estaria imediatamente disponível”.
A equipe da Xylem sabia que a tecnologia UV era o caminho certo a seguir. Trata-se de uma tecnologia comprovada para a desinfecção de águas e águas residuais. A luz ultravioleta direcionada à água desativa os vírus e bactérias – incluindo a legionella – danificando fisicamente seu DNA.
Instalação em menos de um dia
Em uma hora, o pessoal localizou um sistema Wedeco LBX 1000 UV em sua sede de testes de Herford e reuniu uma equipe de técnicos de serviço experientes para entregar e instalar o sistema. Nesse momento, o surto de Warstein já tinha virado notícia em todo o mundo, e havia pressão para encontrar uma solução rápida.

“Normalmente, levaria semanas para encontrar o sistema certo para a situação e para o pedido, entrega e instalação”, explica Sven Baldig, diretor gerente de serviços da Xylem para a marca Wedeco. “Porém, tratava-se de um caso em que a ação rápida era vital, e respondemos às necessidades críticas da cidade”.
Em menos de um dia – em estreita cooperação com os operadores da estação de tratamento de águas residuais e com comunicações constantes entre si – as equipes comercial e de serviços da Xylem em Herford haviam instalado o sistema, com todas as tubulações de água e conexões elétricas concluídas.
Desde esta rápida resolução no início de setembro, não houve mais casos de legionelose em Warstein. A instalação rápida de sistemas ultravioleta da Xylem ajudou a evitar que esse perigoso surto provocasse danos ainda maiores.