Rajendra Singh foi anunciado hoje como o ganhador do Prêmio da Água de Estocolmo 2015 por suas inovadoras iniciativas de restauração da água, melhorando a segurança da água nas zonas rurais da Índia, e por construir a participação da comunidade na resolução de problemas locais relacionados à água.
Singh vive e trabalha no árido estado indiano do Rajastão, onde ele há anos se dedica a combater a seca e a empoderar as comunidades. Em estreita colaboração com os moradores locais, ele e suas organizações reviveram vários rios, levaram água a mil vilarejos e deram esperança a inúmeras pessoas.
Ao receber a notícia sobre o prêmio, Singh afirmou: “É uma notícia muito animadora, estimulante e inspiradora. Com a sabedoria indiana de coletar águas pluviais, fizemos com que vilarejos indefesos, abandonados, desamparados e empobrecidos se tornassem novamente prósperos e saudáveis”.
Colin Sabol, vice-presidente sênior da Xylem, presidente de drenagem e diretor do comitê da Xylem Watermark, afirmou: “Em nome de todos os funcionários da Xylem, felicitamos Rajendra por essa distinção tão merecida. Seu trabalho está mudando muitas vidas hoje e também está facilitando o caminho em direção a soluções sustentáveis para os desafios que enfrentamos globalmente”.
A Xylem Watermark é o programa de cidadania corporativa e investimento social global da empresa, que fornece e protege recursos de água segura para comunidades vulneráveis em todo o mundo.
A mudança climática está alterando os padrões do clima em todo o mundo, provocando secas e enchentes mais frequentes e intensas. Aprender a coletar águas pluviais e a cortar os picos de água para encher as gamelas serão habilidades fundamentais na maior parte do mundo.
“Devido à coleta de chuva e à realimentação dos lençóis freáticos, não há margem para secas ou inundações na nossa região”, explica Rajendra Singh. “Nosso trabalho é uma forma de resolver tanto as enchentes como as secas globalmente. Portanto, acreditamos que o impacto deste trabalho está no nível local, no nível nacional, no nível internacional e, acima de tudo, no nível dos vilarejos”.
Sua Majestade, o rei Carlos XVI Gustavo da Suécia, patrono do Prêmio da Água de Estocolmo, entregará o prêmio a Rajendra Singh em uma cerimônia real de premiação, durante a Semana Mundial da Água 2015 em Estocolmo, no dia 26 de agosto.